Um Mandala Astrológico para Amy

Por Ricardo Pereira

“Amy Jade Winehouse (Londres, 14 de setembro de 1983) é uma cantora e compositora de soul, jazz e R&B do Reino Unido. O primeiro álbum de Amy, “Frank”, de 2003, foi muito bem recebido, comercial e criticamente. O segundo álbum, de 2006, “Back to Black”, deu a ela seis indicações ao Grammy Awards, das quais ela venceu cinco. Os problemas de Amy com drogas e álcool têm sido noticiados pelos meios de comunicação ao redor do mundo, suas constantes internações levaram ao cancelamento de diversos shows e turnês. Em junho de 2008 o pai de Amy revelou aos jornalistas que ela estava com uma possível arritmia cardíaca devido a ser usuária de cigarro e cocaína…” FONTE: WIKIPÉDIA – http://pt.wikipedia.org/wiki/Amy_Winehouse

Gosto muito do estilo musical de Amy, que lembra as grandes divas do soul music e do jazz das décadas de 50 e 60 do século XX passado. Ela é sempre comparada à Aretha Franklin, Etta James e Sara Vaugahan, embora ela afirme veementemente que não sofreu nenhuma influência dessas cantoras. O seu disco de estréia “Frank” (2003), apresenta uma forte influência do jazz.

As suas músicas, como ela mesma diz, são “músicas desesperadas, de partir o coração”, pois falam de seus problemas pessoais, dos seus relacionamentos afetivos conflituosos. “Rehab”, por exemplo, fala de sua recusa em iniciar um tratamento através de um programa de reabilitação para alcoólatras.

O seu jeito de se vestir é bem original e inspirado nas adolescentes e donas-de-casa dos anos 1960. Ela é quem faz a própria maquiagem (bem “pesada”) e arruma os cabelos, tudo de um jeito bem peculiar e marcante.

De fato, em tão pouco tempo de carreira, Amy conseguiu e vem conseguindo bastante espaço na mídia mundial, não só por seu talento, voz poderosa, dotes musicais, pelos shows interessantes e prêmios que vem ganhando, mas, principalmente, por seu temperamento forte, as confusões que vem se envolvendo devido ao uso abusivo de drogas e álcool, sendo até presa no ano passado por conta desse seu comportamento explosivo e, também, por portar entorpecentes.

Amy é (foi) casada desde maio de 2007 com Blake Fielder-Civil. Seu marido cumpria prisão temporária no presídio de Pentonville, em Londres, pela acusação de ter ferido gravemente James King, 36, proprietário de um pub, e de ter tentado obstruir a justiça no ano passado. Alguns tablóides britânicos dizem que Amy é apaixonada por ele e que pretende continuar casada.

Parece-me, que Amy Winehouse ainda está curtindo férias ao lado de amigos no Caribe, onde já foi vista fazendo topless. A imprensa brasileira afirma que ela está tão entusiasmada com os ares caribenhos que até “planeja em se mudar e ficar residindo por lá.” Dizem até que está de “paquera” novo por lá! Será?

Os tablóides europeus não pararam, desde o início desse ano de 2009, de notificar algo estapafúrdio sobre Amy. A última é que Blake, seu esposo está livre da prisão e disposto a conviver maritalmente com ela. Outros boatos já afirmam o contrário, que ele quer vê-la de longe, pois teme influenciar de forma negativa nesse novo momento da cantora. Outros dizem que ela não vê a hora de reencontrá-lo para acertarem as contas e que ela ainda o ama profundamente.

Outra notícia que deixou os fãs em “polvorosa” recentemente e outros nem tanto, “porque de Winehouse tudo pode se esperar”, foi o fato de Amy ter sido flagrada aos beijos com uma mulher em um quarto de hotel. De qualquer forma: a vida é dela e ninguém tem nada com isso!

Em 2008, a trajetória de Amy Winehouse foi marcada por altos e baixos, – o arcano maior “A Roda da Fortuna” atuou fortemente em sua rotina de confusão, de adiamento de shows, de dias em clínicas de reabilitação de alcoólicos e drogados etc.

Sem dúvida que Amy Winehouse precisa de ajuda no sentido de retomar o seu equilíbrio, a sua harmonia pessoal.

Eu já assisti a alguns DVD’s da “diva” inglesa, e gostei e gosto muito!

Vibro para que Amy Winehouse supere os seus desafios, os seus vícios, equilibrando a sua vida pessoal e, sobretudo, a profissional, voltando, linda e talentosa, aos palcos mundiais nesse ano.

Desse modo, a figura, a seguir, mostra a dispoisção do “Mandala Astrológico” de Amy Winehouse para 2009 e abaixo dela a efetiva análise taromântica.

“MANDALA ASTROLÓGICO DE AMY WINWHOUSE

ANO DE 2009 – SÉCULO XXI”

CASA 00 – Síntese – Caminho do destino

A Roda da Fortuna + 5 de Espadas

Esse ano de 2009 para Amy Winehouse continuará regido pelo arcano “A Roda da Fortuna” e ao seu lado, em parceria nessa Casa 00 surge um “5 de Espadas”, os quais lhe prometem muitas idas e vindas em sua luta ou trajetória rumo ao equilíbrio pessoal, profissional e de sua rotina diária, com muitos esforços frustrados por parte de Amy no sentido de se ver longe do álcool e das drogas. Poderá oscilar, nesse contexto, em períodos de pura euforia, contentamento, equilíbrio, ilusões, desilusões e depressões profundas.

Mudanças significativas estão previstas, inclusive muitas tentativas frustradas de residência, de moradia, de estilos musicais e até de amor.

Há uma tendência muito grande, devido ao potencial de oscilação desse “A Roda da Fortuna”, de vivenciar estados que vão da sanidade aos momentos de evidente perda da razão, podendo, por isso, não dar continuidade a alguns projetos, com alguns projetos ou trabalhos promissores sendo cancelados, para a decepção de fãs, ira de gravadoras, empresários e equipe de trabalho.

O seu nome, assim como em 2008, deverá continuar sendo relacionado à escândalos, desperdícios e excessos comportamentais, ou seja, um “prato-cheio” para a mídia internacional, para os tablóides em todo o mundo.

Amy, de qualquer forma continuará brilhando, tendo o seu nome reconhecido como uma das maiores compositoras e intérpretes de todos os tempos. É possível que Amy continue ganhando prêmios e que nos brinde até o fim de 2009, início de 2010 com um novo, e inédito CD.

CASA 01 – Idéias –– Como está pensando

A Sacerdotisa + Cavaleiro de Ouros


Amy Winehouse, sob os ares e o sol forte do Caribe, impõe-se a uma espécie de auto-reflexão, analisando, revendo, repensando aspectos de seu passado, presente e futuro pessoal e profissional.

Desse modo, introspectiva, em pleno contato com o seu lado mais intuitivo e emocional, vem buscando ouvir a sua “voz interior” a fim de colocar as suas idéias e projetos em dia, fazendo novos planos para a sua vida, estudando e juntando elementos concretos, realísticos, pensando em novas composições, em novos shows, para, assim, tentar conseguir dar um salto (mais positivo) em sua carreira artística, nesse ano de 2009.

É possível, que a dificuldade para tomar algum tipo de decisão esteja prevalecendo em seus momentos de recolhimento e de diálogo consigo mesma, como se estivesse em pleno confronto entre a sua razão e aqueles pensamentos confusos, frutos de uma mente que fantasia ou que reprime certos desejos.

Um rapaz, jovem, produtivo, materialista, de ambições saudáveis, pode surgir em sua vida, tomando um significativo espaço de suas idéias e pensamentos, fazendo-lhe enxergar que pode ser desejada, dando-lhe um novo e especial sentido à vida.

CASA 02 – Dinheiro – Lado financeiro

O Eremita + Valete de Copas

Realmente, as rendas financeiras de Amy manter-se-ão estáveis. Isso é conseqüente das reservas e acúmulos provenientes das vendas de CD’s e dos shows que realizou em 2008, podendo o mesmo acontecer em 2009.

Em médio ou longo prazo, algum novo projeto, que tem em vista, poderá capitalizá-la. Por outro lado, é possível que ocorra também algum tipo de restrição orçamentária devido ao seu dinheiro poder esvair-ze em conseqüência de “gastos desnecessários” efetivados também nesse ano passado ou por conta de investimentos de riscos que pretende fazer em 2009, o que requer atenção, estudo e prudência antes de qualquer decisão, por exemplo, em adquirir bens ou em querer investir em projetos indiscutivelmente inviáveis.

Não haverá tanta dificuldade nesse âmbito, nem escassez abrupta de dinheiro, mas, por outro lado, o desenvolvimento poderá ser lento, nessa área, nesse ano de 2009.

CASA 03 – Comunicação, Verbalização e Expressão, irmãos

O Mundo + 7 de Espadas

Amy continuará formando opiniões, atraindo e expandindo a sua legião de fãs, mas, também, de desafetos, sanguessugas, oportunistas e pessoas de má índole.

Estará concluindo um ciclo nesse âmbito de sua comunicação e expressão e iniciando um novo pleno de criatividade, podendo esbanjar talento, mas, também, se exceder e causar “frissons” dos pontos de vista comportamental e da comunicação, tanto em relação aos amigos mais chegados, aos parceiros de trabalho e a família, assim como nas formas de lidar com o seu público.

Devido a sua adesão a um comportamento irreverente, até certo ponto, considerado por alguns, libertino, vulgar, e pela continuidade e adoção de algumas “práticas socialmente proibidas e condenáveis”, há uma tendência, de sua parte, à dispersão mental, podendo se expressar, sobre si mesma (e também sobre terceiros), muitas vezes, de forma oscilante, confusa, exagerada, leviana e contraditória.

É possível que venha a se expor, algumas vezes, negativamente, disseminando aspectos de sua vida privada e profissional, tornando-se, como sempre, uma fonte fértil à especulação da mídia e dos diversos meios de comunicação mundiais, que não a pouparão, ganhando muito dinheiro em cima de sua popularidade, ao mesmo tempo em que irão lhe construindo uma imagem simbiótica e extremista de “mulher apaixonante, exuberantemente irreverente e, por demais, insana”.

Os quatro cantos do mundo ouvirão falar (de bem e de mal) de Amy Winehouse!

A sua expressividade estará em alta, tanto por sua incontestável competência artística, por seu brilhantismo, quanto por sua vida e comportamentos extremados.

CASA 04 – Lar, moradia, mãe

A Força + Rainha de Espadas

Esse ano de 2009 será desafiador para Amy Winehouse no que diz respeito às suas relações e convivências dentro de seu próprio lar, junto dos seus, na sua intimidade, e de seus convivas, assim como nos aspectos referentes ao seu “lar interior”.

Ela buscará dominar os desejos e tentações que mais lhes perseguem e afligem dentro de seu próprio lar. Perseguirá a busca do controle de suas vontades e o domínio de si mesma, numa batalha quase constante entre saciar ou reprimir os seus desejos mundanos e carnais (sexo, álcool, drogas etc), tentando delirante e deliberadamente deles abrir mão, cortando-os, “de vez em quando”, de seu cotidiano.

Os conflitos com aqueles de suas relações familiares, com parceiros de trabalho que considera como “irmãos ou irmãs” tornar-se-ão bem constantes, principalmente porque Amy poderá apresentar uma tendência a não cumprir regras, promessas e agendas de trabalho.

Interessante, que essa é uma guerra mental e emocional de Amy com essa “Rainha de Espadas, ou seja, dela consigo mesma.

É possível, que a sua mãe, Janis, desempenhe nesse ano de 2009, em sua vida e nessa sua luta, papel fundamental, tentando afastar dela amizades perniciosas, sanguessugas e aproveitadores.

CASA 05 – Afetividade – Sentimentos em relação ao parceiro – Diversões

A Estrela + 7 de Copas

Há uma ligação fortíssima de paixão, sexo, álcool e drogas entre o produtor musical Blake Fielder-Civil, com quem Amy Winehouse se casou em 2007 e se separou no ano passado. Amy realmente gosta desse marido que, como ele mesmo já afirmou em entrevista, foi quem a introduziu ao consumo e ao vício das drogas pesadas.

Interessante que o elo, pernicioso e doentio, entre Amy e Blake se confirma na simbologia desse arcano menor “7 de Copas”, o qual destaca que o vínculo afetivo existente e que os sentimentos dela por ele, ainda se encontrarão fortalecidos pelas lembranças do passado recente e da história vivida por eles, que foi marcada por muita diversão e prazeres ilusórios, tudo isso sempre regado pelo uso abusivo de diversos tipos de drogas pesadas, consumo exacerbado de álcool, pela prática compulsiva de sexo, exposição de privacidade, vivências de situações conturbadas e ridículas, além de outras conseqüências destruidoras na vida dos dois em 2008.

Amy tem esperança, muita fé de voltar com o marido, pretende uma reconciliação, sendo possível isso acontecer, ainda em 2009.

CASA 06 – Trabalho, profissão

O Imperador + 6 de Paus

O ano de 2009, no âmbito profissional e do trabalho promete resultados bem positivos para Amy Winehouse.

Há forte tendência à configuração de um cenário propício ao planejamento, à produtividade, à criação, ao estruturamento, à consolidação da carreira e ao reconhecimento, embora certa rigidez comportamental e de pensamentos, por parte de Amy, influencie no atraso de alguns projetos, no não alcance de alguns objetivos.

Um novo trabalho, um novo álbum poderá ser consolidado até o fim desse ano de 2009 e/ou até o primeiro semestre de 2010, devendo ser apresentado ao público, com chances incríveis de estourar nas paradas inglesas e mundiais, tornando-se um grande sucesso de vendas, para o deleite de Amy e de seu público ou fãs.

Esse ano promete a realização de grandes shows internacionais.

Novos prêmios poderão ser a marca do reconhecimento de toda a empreitada criativa e do trabalho engenhoso de Amy em 2009.

Casa 07 – Parcerias, sentimentos do parceiro, como é o parceiro

A Lua + Ás de Ouros

Interessante notar a forte semelhança simbólica e de significados dessa Casa 7 (sentimento dele em relação à ela) com a casa 5 de Amy, ou seja, a dos sentimentos dela em relação a ele.

Para Blake em relação à Amy, aqui nessa Casa 7 surge o arcano maior “A Lua”, que simboliza , também, estados alterados da mente por meio do uso de psicotrópicos e na Casa 5 de Amy (sentimento dela em relação a Blake) temos o arcano menor “7 de Copas” que nos remete, como uma confirmação do Tarô, também, a esses mesmos estados de alteração mental que, em conjunto ao dinheiro dela, o que nos está indicando esse “As de Ouros”, formam e são, de fato, o que constitui o elo afetivo entre os dois ou os elementos que os une, podendo, também, claro, constantemente, separá-los, afastá-los.

Blake é o tipo de pessoa de personalidade instável, que migra constantemente, devido ao excessivo uso de drogas e álcool, de um estado parcialmente racional para o desequilíbrio, aos estados alterados de consciência, aos devaneios e confusões mentais constantes. Ele é um perigo para ele mesmo e para Amy, embora seja, de fato, ligado a ela pela paixão, pelas drogas e pelo dinheiro que pode lhe propiciar a manutenção do vício e os momentos muitas vezes perigosos de diversões.

A cabeça confusa de Blake, o ciúme excessivo, os sentimentos doentios e violentos que nutre por Amy, ainda nesse ano de 2009, poderão perturbar a rotina do casal e a trajetória profissional de Amy, pois Blake poderá retornar, impondo-lhe uma idéia firme , propondo-lhe uma nova tentativa, o esforço em comum para um novo sentido à convivência matrimonial entre os dois. É possível que Amy lhe dê uma nova oportunidade nesse contexto.

CASA 08 – Alma, interior, como a Amy se sente, sexualidade

O Pendurado + 6 de Copas

Amy deverá vivenciar, nesse ano de 2009, certa escassez de sexo, combinada às reminiscências de ocasiões interessantes que já experienciou nesse âmbito com Blake e com outros parceiros ou, ainda, lamentando-se do que não se permitiu com algumas pessoas.

O exercício do sexo poderá ficar em segundo plano para ela em muitos momentos em consequência até da estagnção de seu próprio casamento. Mas, isso não significa que ficará de “molho” até o fim desse ano, podendo discretamente e, de vez em quando, agarrar oportunidades e alternativas diversas a fim de desafogar alguns estresses de sua vida numa boa cama, dentro de carros ou entre arbustos. Ela tenderá a “pular a cerca”, de vez em quando.

Do ponto de vista espiritual, Amy deverá sacrificar ou abrir mão de algo que lhe é muito importante para que os seus objetivos materiais, de trabalho e, também, sentimentais sejam alcançados. Se não fizer nada disso, nada feito!

Casa 09 – Projetos, o que deseja em longo prazo, viagens e estudos

O Papa + Rainha de Ouros

Amy tem em mente o objetivo de por a sua vida pessoal, casa e trabalho em ordem.

Nesse contexto, ela deverá ser muito cobrada, tanto pelos grupos sociais (mídia, família, fãs etc), quanto por ela mesma.

Ela estará muito exigente consigo mesma, travando uma batalha ferrenha entre os seus maus hábitos, vícios e o desejo de retornar à harmonia, a uma vida saudável.

Pretende ainda esse ano lançar um novo CD, podendo iniciar os trabalhos nesse sentido ainda no fim desse semestre.

CASA 10 – Poder de Realização dos Objetivos

A Torre + 2 de Espadas

Amy deverá mudar bastante os seus estilos nesse ano de 2009, estando disposta a quebrar paradigmas, a efetivar mudanças radicais em projetos de trabalho, de vida e até de romances.

Há impasses e obstáculos nesse novo caminho, com a perspectiva de algumas rupturas importantes que poderão mexer com as bases de uma estrutura que vem construindo ao longo desses poucos anos de sua carreira artística e pessoal.

É possível que ocorram algumas perdas do ponto de vista material. Talvez, perdas de contratos importantes ou de boas oportunidades de trabalho ou de projetos.

Há mais uma crise, por vir, no campo das idéias e dos desejos, um tanto regada à disputas, conflitos e discórdias, o que pode, por exemplo, fazer com que pretenda romper ou com o casamento ou com alguém ou organização importante ligada ao seu metiê artístico, denotando, por assim dizer, que haverá a descontinuidade de ações, projetos e o não alcance de certos objetivos.

CASA 11 – Lado Social – Amigos – Conhecidos

A Temperança + Rei de Copas

Amy deverá, no plano da amizade, estar selecionado bem os amigos, buscando renovar o seu círculo nesse âmbito.

É possível que se reconcilie com amigos que, temporariamente, se afastaram de sua vida.

Haverá a presença marcante de um homem maduro, responsável, fiel e muito generoso, talvez um empresário, alguém do show business que será de grande importância como um bom amigo para Amy, influenciando, sobremaneira, as suas amizades, o que poderá lhe ser bem positivo nesse ano de 2009.

Casa 12 – Conselho – Desafios e caminhos e o que se precisa aprender

A Morte + Ás de Copas

Sem dúvida, que Amy deve romper com pessoas e valores antigos para assim transformar radicalmente e para melhor a sua vida, os seus hábitos e comportamentos nesse ano de 2009, principalmente esforçando-se em abster-se do consumo de álcool e drogas, hábitos esses que são um verdadeiro problema ao seu progresso humano, material, sentimental, mental e espiritual.

Ela poderá obter, se, de fato, permitir-se, uma nova chance de viver uma vida saudável, promissora, devendo escolher se essa nova vida será ao lado de seu esposo, Blake, ou com outro alguém ou sozinha.

O equilíbrio e a sua manutenção, a entrada no próprio eixo, a conquista da harmonia em sua rotina diária, em sua produtividade enquanto profissional da música, deverão ser buscados constantemente, a fim de driblar e superar as evidentes transições, aos altos e baixos previstos para a sua vida esse ano pelos arcanos “A Roda da Fortuna” e “5 de Espadas”.

Firmeza de propósitos deve ser a palavra-chave ou o alvo a ser atingido, por Amy, no ano corrente, sem isso, a possibilidade de desestruturação e implantação do caos poderão se tornar, para essa cantora, uma realidade.

Sorte e sucesso para Amy Winehouse, é o que deseja todos os seus fãs em 2009.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ICONOGRÁFICAS

1 – WIKIPÉDIA. Amy Winehouse. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amy_Winehouse

2 – SITE OFICIAL. Disponível em: http://www.amywinehouse.com.br/

3 – ENTREVISTA. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u67394.shtmL

4 – ARCANOS MAIORES E MENORES DO RIDER-WAITE TAROT

COMUNIDADES NO ORKUT

1 – http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=11239991

2 – http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=23125363

One comment

  1. Senhor da Vida says:

    Nossa amigo que analise em elaborada, voce dissecou a diva em todos os setores, e de fato o jogo foi tão complexo como a própria cantora.
    Essa possviel reaproximação dela com o blake vai causar estrondos na sua vida moral, psquica e social. Ainda mais num ano Força, só Deus e muita reza para lhe assegurar o sucesso, que apesar das polemicas, nao lhe é impossivel.bjs!

Comments are closed.