Tesouros arcânicos na Internet

Por Ricardo Pereira
 
The Devil (Tarot Card)
In Theatre of  Dools
By Frida Alvinzi, Raisa Veikkola
2013

Não só de lixão é constituída a Internet. Nela, evidentemente, podemos também encontrar verdadeiros “tesouros arcânicos”, obras de arte impagáveis, ou de valores inestimáveis, de artistas muitas vezes desconhecidos no Brasil e talvez em boa parte do mundo.  

Bem, se eu fosse listar as artes de baralhos que mais têm me chamado atenção a minha lista poderia parecer infinita, composta de baralhos publicados e não publicados, certamente.

Hoje, encontrei vários baralhos de tarô pelos quais me ENAMOREI logo de cara; outros me causaram, em um rápido e primeiro olhar, certo impacto desconcertante, impressão que logo se dissipou durante a minha firme observação da riqueza de detalhes simbólicos e cores impregnados pelo artista em cada carta apreciada. Na verdade não existe e nem nunca existirá tarô repugnante ou pouco atrativo para aquele que consegue enxergar, em qualquer um deles,  a expressão dos mais distintos sentimentos que somente a pluralidade artística pode trazer à tona.

Entre os tesouros disponíveis no lixão cibernético encontrei algumas cartas de um belíssimo tarô, não-publicado, de autoria do arquiteto e artista plástico italiano Matteo Arfanotti. Arfanotti é um jovem artista contemporâneo, que tem sido premiado na Itália pela beleza e qualidade de seu trabalho. 

A seguir, os arcanos maiores Imperatriz e Papa, artisticamente projetados e pintados por Arfanotti entre 2010 e 2011.

 
Imperatriz
Matteo Arfanotti, Itália (2010/2011)
Papa
Matteo Arfanotti, Itália (2010/2011)

Observando essa arte arcânica de Arfanotti identificamos a sua semelhança com as esculturas talhadas em pedra sabão cuja origem remonta o período arqueológico arcaico, algo em torno de 8.000 anos a. C.

Outro tarô que magnetizou os meus olhos foi do artista plástico inglês Jake Baddeley. Esse tarô é uma outra engenhosa e maravilhosa arte arcânica não-publicada encontrada nos escombros cibernéticos ocultos da Internet. São pinturas em óleo sobre tela de encher nossos olhos com a riqueza de cores empregada em diversos detalhes simbólicos inerentes aos arcanos. A seguir, de Baddeley, as cartas Louco e Torre, datadas do ano de 2006.

 
Louco
Jake Baddeley, Holanda (2006)
Torre
Jake Baddeley, Holanda (2006)

Observa-se nesses arcanos de Baddeley forte inspiração nas artes clássicas gregas e em mestres alemães e holandeses expoentes das pinturas renascentistas, como Frans HalsJan van Eyck e Albrecht Dürer. 

Outra pérola encontrada nesse lixão (Ops!) mundão virtual foi o “Custom Tarot Deck”, de Jordan Clarke, produzido, parece-me em 2009. Trata-se dos 22 arcanos maiores do tarô em estilo vintage, retrô, colagens digitais, com imagens que vão desde emblemáticas pin-ups da cultura pop americana, misturadas à fotografias ou imagens digitais que oferecem o teor simbólico para cada carta. Um charme! 

O tarô customizado é vendido nesse site: https://www.indiegogo.com/projects/custom-tarot-deck 


A seguir, o arcano Roda da Fortuna do Custom Tarot Deck, de Jordan Clarke.

 
Roda da Fortuna
Jordan Clarke, Sydney, Austrália (2009)

Outro belíssimo trabalho é o da artista digital russa SceithAilm. Ela desenvolveu alguns arcanos maiores do tarô  com base na saga dos personagens do Senhor dos Anéis.

A seguir, as cartas Sol e Temperança do tarô de SceithAilm, ainda em desenvolvimento e sem título. Eu o denominei, aqui, de “The Lord of The Rings Tarot”.

 

 

 

Sol


Sol


SceithAilm, Rússia (2014)
 

Temperança
SceithAilm, Rússia (2014)

As outras cartas desse tarô, “The Lord of The Rings Tarot”, você poderá visualizar aqui: http://sceithailm.deviantart.com/gallery/42629932/Tarot As cartas são de encher nossos olhos de desejo. Queria tanto que esse trabalho fosse publicado! Auuuum, Auuuum, Auuuum… vibrando aqui para que seja!

O Banx Tarô encontrei em meio às pérolas do site Aeclectic. De autoria de Kate Banx, ainda está em desenvolvimento. Pretende-se  um baralho de tarô completo, com 78 cartas . As cartas são grandes e pintadas em aquarela, com palavras-chave nas partes superior e inferior de cada arcano. Não obtive mais informações sobre a autora, mas algumas cartas podem ser visualizadas aqui: http://www.angelfire.com/pq/kateskingdom/tarot.html

A seguir os sugestivos arcanos, Louco e Morte do Banx Tarô.

 

Louco
Kate Banx Tarot (….?2014?)
Morte
Kate Banx Tarot (….?2014?)

Ah, como gostaria de obter todos esses tarôs para a minha coleção! Como não posso ainda, satisfaço-me em trazê-los aqui para o Substractum Tarot para juntos enchermos os nossos olhos de radiantes belezas.

 FONTES CONSULTADAS

1 Google

2 Deviantart.com

3 Angelfire.com

4 Aeclectic.com