Sibila da Antevisão: Cartas de Espadas – By Ricardo Pereira

Por Ricardo Pereira

O baralho Sibila da Antevisão segue uma linha artística e simbólica aderente a alguns baralhos desse tipo existentes no mercado cartomântico internacional. Ele é todo elaborado a partir de técnicas de arte digital. Os seus elementos imagéticos e iconográficos, com cores fortes, refletem temas da vida cotidiana: dinheiro, poder, trabalho, amor, diversão, ideais, projetos pessoais, aventura, sexo, saúde, doença, venturas e desventuras tão peculiares à cada ser humano em sua trajetória de busca pela evolução.

Você pode adquirir o livro e o baralho oracular aqui: Sibila da Antevisão

As cartas estão estruturadas a partir dos naipes franceses, das cartas de jogar: Paus, Copas, Espadas e Ouros, do Ás ao Rei.

É do nosso conhecimento, que existem para as cartas, na cartomancia tradicional com cartas de jogar, diversas linhas de interpretação, no âmbito internacional. Digamos que cada escola atue com as cartas de modos distintos. Assim é no tarô, nos oráculos de cartas que seguem alguns fundamentos do Petit Lenormand, e nos Sibilas em geral.

Embora deparemo-nos com tal realidade, busquei fundamentos, – tanto para elaboração artística, simbólica e iconográfica das cartas, quanto da escrita do livro-, não só em minhas antigas e atuais experiências no uso oracular com cartas de jogar, com o Petit Lenormand e com os Sibilas de origem italiana, mas principalmente em autores consagrados da cartomancia tradicional, tais como Nerys Dee, Robet Camp, Giovanni Sciuto, Hadés, Minami Keizi, dentre outros não menos importantes. As visões, mesmo diferenciadas de cada um desses praticantes da cartomancia, abriram-me a mente para a compreensão da atuação das cartas na consulta cartomântica e para a concepção digital de cada uma delas sem me perder do enfoque prático necessário à eficácia do Sibila da Antevisão pelo cartomante que dele futuramente fizer uso.

Até a sua publicação, no final deste ano de 2015, serão divulgadas, aqui no Substractum Tarot, algumas cartas do conjunto a fim de divulgá-lo, assim como excertos do livro que deverá acompanhá-lo. Divulgarei aqui por naipes e os posts serão atualizados e divulgados a cada nova carta que for sendo inserida por mim no “painel”.

Você pode adquirir o livro e o baralho oracular aqui: Sibila da Antevisão

Seguem algumas cartas do Naipe de Espadas  e excertos do livro sobre elas para as suas “degustações”. As cartas estão em baixa resolução e com marcas d’água para a segurança de nós todos. Vocês poderão comentar, tirar dúvidas, dar ideias, elogiar, criticar sem problemas e divulgar. Fiquem à vontade:

  • Carpideira

27----Carpideira

“a) Aspectos simbólicos e de antevisões práticas

A carta Carpideira está associada ao Ás de Espadas.

Nesta carta se vê uma mulher, uma carpideira, em prantos, em companhia […] a impermanência, a ruptura e a transformação. A carpideira finge a dor e o pesar, mas […], não.

Quando surge em uma consulta, esta carta denota a aproximação de um momento de desafios […] e contenções. Os problemas são constantes e em diversos setores.

Sugere ainda que é necessária uma autoanálise, um exame de consciência.

b) Ocorrências prováveis

Impermanência; transformação; […]; perda; incômodo; sofrimento; desespero; passagem; funeral; […]; dor”.

  • Triângulo

29----Triângulo

“a) Aspectos simbólicos e de antevisões práticas

A carta Triângulo está associada ao 3 de Espadas.

Nesta carta se vê em uma pracinha três pessoas. Pelas suas fisionomias, percebe-se que […] “monumento” em formato de triângulo. Todo o cenário da carta simboliza as relações triangulares, […] elemento interferindo na questão.

Quando surge em uma consulta, denota a possível […] ou demanda trilateral, causando instabilidade e […], uma pedra no sapato. O terceiro elemento desestabiliza, […] e estáveis.

Alerta à possibilidade de segredos virem à tona[…] a ruptura e a inimizade serão […].

b) Ocorrências prováveis

Relação triangular; terceiro elemento; interferência; […]; traição; surpresa desagradável; conflito”.

  • Cristal Quebrado

31--Cristal-Quebrado

“a) Aspectos simbólicos e de antevisões práticas

A carta Cristal Quebrado está associada ao 5 de Espadas.

Nesta carta se vê uma taça de cristal que acabara […]. Em estilhaços ela ainda mantém vulnerável […] cair da beirada da mesa. Esta carta simboliza a quebra, o rompimento definitivo […].

Quando surge em uma consulta, sugere um momento de malogro […] não controláveis. Todos os planos se tornam vulneráveis […].

Esta carta indica que confiança tenderá a ser quebrada[…] ao desamor. É a destruição […] vivido em harmonia. Contrariedades, lágrimas […].

b) Ocorrências prováveis

Decepção; desgosto; desilusão; […] rompimento; malogro; complicação; revés; contratempos; […] contrariedade”.

  • Canhão e Bandeira

33---Canhão-e-Bandeira

“a) Aspectos simbólicos e de antevisões práticas

A carta Canhão e Bandeira está associada ao 7 de Espadas.

Nesta carta se vê sobre um vale verdejante um canhão e uma bandeira branca, simbolizando a dualidade das coisas, […] e o alento, o lamento e o contentamento, as lágrimas de tristeza ou as de alegria, a esperança e a […] tempestade, a riqueza e a pobreza, a saúde […] o descontrole.

Quando surge em uma consulta, sugere situações inicialmente harmoniosas que, com o desgaste e antagonismos, […] e um momento de paz. A mudança de estado é uma tendência que depende […] ou seja, se hoje alguém chora, amanhã, – depois que tudo tiver sido feito e a questão estiver sob controle -, poderá sorrir […].

b) Ocorrências prováveis

Oposição; extremo; céu ou inferno; negociação de interesses; […] tristeza ou alegria”.

  • Cela

35---Cela

“a) Aspectos simbólicos e de antevisões práticas

A carta Cela está associada ao 9 de Espadas.

Nesta carta se vê por trás de uma cela de cadeia um prisioneiro, representando […] e a violação a ordem jurídica. Sugere que a impunidade e a injustiça[…].

Quando surge em uma consulta, sugere um período problemático de ações e fatos […] a partir da execução jurídica. A justiça será feita.

Esta carta indica a possibilidade de questões na justiça, com […] são uma possibilidade.

Indica ainda, equívocos ou erros que […] à algum norma ou instrução. Má sorte.

b) Ocorrências prováveis

[…]; delito; violação; julgamento; […] cativeiro; má sorte”.

  • Meliante

37---Meliante

“a) Aspectos simbólicos e de antevisões práticas

A carta Meliante está associada ao Valete de Espadas.

Nesta carta se vê encostado em uma parede, em situação meio suspeita, um rapaz de boné, […] um malandro, uma pessoa não confiável, um […].

Esta carta indica a possibilidade de envolvimento com pessoa de péssima […] a sua personalidade autoritária, arrogante, desajustada e imatura. É capaz de mentir tanto para se sobressair, quanto […] negativo.

Quando surge em uma consulta, sugere situações[…] e pelo envolvimento em ações vis […].

b) Ocorrências prováveis

Ação suspeita; mentira; […]; crime”.

Em breve, outras cartas! Comentem, tirem dúvidas, deem ideias, elogiem, critiquem sem problemas e divulguem. Fiquem à vontade!

Você pode adquirir o livro e o baralho oracular aqui: Sibila da Antevisão

Obrigado! Agora vá para o Naipe de Paus ou Naipe de Copas .